Crowdfunding: hora das ONGs usarem as redes sociais a seu favor

24 de outubro de 2016

Crowdfunding, como as Organizações sem fins lucrativos podem usar a seu favor?

O fenômeno de expansão das redes sociais é inegável aonde quer que vamos! Seja no ponto de ônibus, nos restaurantes ou nas festas de família, estamos sempre nos deparando com estranhos, amigos ou familiares hipnotizados frente ao smartphone.

Eles parecem alheios ao que acontecem ao seu redor! Não escutam, não veem e muito menos participam das conversas!   

É um fato. E temos que fazer valer para nós e usar a nosso favor.

As redes sociais transformaram o mundo que mudaram a forma como os indivíduos interagem, estabelecem relacionamentos, tomam decisões, realizam seus trabalhos e compram bens. Algumas destas mudanças foram sonhadas há décadas pelas Organizações sem fins Lucrativos e ONG s que promoveram grandes mudanças em muitos setores da sociedade, reunindo cidadãos comuns como voluntários para causas sociais.

O uso das redes sociais, direcionado de forma correta, pode potencializar e multiplicar a eficácia do terceiro setor de forma jamais vista. Dispõem dos recursos necessários, a baixo custo, para que as Organizações sem fins Lucrativos possam enfrentar com eficiência alguns dos seus principais desafios: sustentabilidade financeira e transparência. A grande maioria das Organizações sem fins Lucrativos não usufruem dos benefícios das redes sociais porque carecem de pessoal especializado em sua utilização e de recursos financeiros para investir nesta área.

Uma das mais bem sucedidas ferramentas dispostas nas redes sociais é o crowdfunding.

o celular fazendo parte do nosso dia a dia

o celular fazendo parte do nosso dia a dia

O que é isso?

Por definição publicada na Internet, o Crowdfunding é o simples ato de arrecadar dinheiro na internet para projetos de filantropia, ONGs, cultura, atletas, ativismo, games, pequenos negócios, entre outros. 

Em português, crowdfunding é traduzido como “captação de recursos financeiros online” OU “captação de fundos por internet” ou “financiamento coletivo” ou até “financiamento colaborativo”.

Nos Estados Unidos, esse conceito  é amplamente aplicado há mais de uma década com muito sucesso, principalmente em projetos de tecnologia ou de inovação.

No mercado brasileiro, você pode encontrar crowdfundings ou empresas captadoras de recursos financeiros online para todos os tipos de projetos como entretenimento, educação, política, esportes e outros.

A empresa de crowdfunding que se especializou em Organizações sem fins Lucrativos, ONGs, em geral, no Terceiro Setor é a Doarse. Ela funciona como uma rede de voluntariado que pode ser integrada às principais mídias sociais existentes (Facebook, Twitter, Linkedin) com foco exclusivo no Terceiro Setor, seu objetivo é reunir e integrar Instituições, voluntários, empresas e doadores em prol das causas sociais.

Como funciona?

Diante de uma necessidade da Instituição, desenvolve-se uma campanha com meta financeira pré-definida, cria-se uma rede de voluntários digitais, mobiliza-se voluntários na captação de recursos, prospecta-se parcerias empresariais e mobiliza-se a sociedade através das mídias sociais. Daí inicia-se a campanha viralizando-a nas redes sociais.

As formas transacionais da doação também são muito simples! Basta fazer a doação por boleto ou por cartão de crédito. É como se comprássemos uma passagem de avião ou de ônibus!  A doação é creditada diretamente na conta da Entidade.

Muitas pessoas tornam-se voluntários virtuais, aqueles que se comprometem e assumem metas próprias dentro da campanha.

Em conclusão…

Engana-se aquele que pensa que uma campanha serve pra todos. As pessoas que doam para uma Instituição, ONG, não o fazem em troca de recompensas materiais ( um CD ou uma camiseta) assim como, normalmente, pratica-se o crowdfunding nos demais setores da economia.

Essas pessoas buscam uma recompensa muito maior: a felicidade de ajudar o próximo, a satisfação de poder contribuir para que de alguma forma estejam mudando a sociedade.

É muito legal! Tudo em prol da transformar o mundo em um lugar melhor para todos.

Leia também: Mudando o mundo socialmente com o Google

 

claudia-meinberg 

Claudia Meinberg

 

face 4

 

Clique aqui e acesse o vídeo sobre Captação de Recursos com especialista Hosana Cabral